terça-feira, 13 de novembro de 2012

Achado precioso


Em tempos de tanta violência, matança e toques de recolher, um achado precioso:

Os Três Reis

Texto de Rubem Alves, numa versão condensada do livro do mesmo nome.

...Notaram, então, que uma coisa estranha acontecia quando olhavam para o nenezinho: eles perdiam a sua compostura real e eram dominados por uma vontade incontrolável de rir. E quando riam ficavam leves e começavam a flutuar. Era assim: quem visse o menino se transformava numa criatura alada...
Os reis, em meio aos risos e voos, olharam cada um para o outro e disseram: “Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança...”
Ato contínuo tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, joias – pesadas coisas de adulto – e as depuseram no chão, ao lado das vacas e dos burros... Partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo...

E você, já experimentou essa sensação? Já pensou em se liberar das pesadas coisas de adulto, e viver a leveza de ser criança? Ao menos por um dia?

Se o tempo é de recolhimento, que tal pensar nisso e se permitir por um momento a descontração, o despojamento, a alegria de se sentir livre de tantas convenções e do poder?

Antecipe o clima de Natal, e sonhe com Papai Noel. Imagine qual seria o seu pedido para o Bom Velhinho. Escolha quais seriam as palavras da sua cartinha. E, principalmente, seja generoso com você mesmo e com os outros, esbanjando sorrisos, abraços e a alegria da criança.

Huummmm...



 Agradeço a imagem cedida por "Eternamente amo bebês"

2 comentários:

  1. Olá Ana! Saudades de você, amiga!
    Saudades também dos meus pequenos (alunos). Costumava ler prá eles esse livro do Rubem Alves, era como uma prévia para reviver toda emoção dessa época mágica que é o Natal. Voltamos a ser crianças e literalmente acreditamos no "Bom Velhinho". Como tão bem disse o autor nesse livro:“O universo é um berço onde uma criança dorme!”
    Cabe a nós manter essa criança que dorme em nós acordada. Beijinhos saudosos

    *** vamos agilizar prá ver se o encontro da nossa turma acontece ainda antes do Natal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris,bom saber que vc também curte Rubem Alves.Apoio o encontro.Vamos botar nossas crianças prá agitar isso.Bjs.

    ResponderExcluir